Grupo TB

Parceria Inteligente

Terceirização como ferramenta de Gestão

7 de junho de 2016

A terceirização, ou outsourcing, está consolidada hoje como uma das soluções mais utilizadas por grandes empresas. A prática tem como principal finalidade descentralizar processos e serviços auxiliares, deixando as empresas livres para concentrar-se em sua atividade-fim.

Objetivos como a redução de custos e a melhoria de qualidade também são motivos pelos quais as empresas passaram a adotar cada vez mais a contratação de serviços por meio de empresa intermediária entre o tomador de serviços e a mão de obra, fundamentada em contrato de prestação de serviços.

Como consequência, as empresas têm obtido maior competitividade em um mercado cada dia mais concorrido. Aliados a esses fatores, a alta carga de impostos, o pesado custo da folha de pagamento dos empregados e as pressões sobre custos em geral forçaram as empresas a pensar mais em redução de despesas e/ou competitividade.

Os gestores passaram a contabilizar melhor as despesas de áreas que não constituíam a parte principal do negócio. Atividades secundárias, como frota de automóveis, limpeza, segurança e alguns setores administrativos – incluindo contabilidade, folha de pagamento, área tributária, copa, portaria – passaram a ser terceirizadas, gerando economia e liberando esforços para setores fundamentais da empresa.

Pesquisas revelaram que mais de 50% das corporações europeias que já terceirizam algum setor querem estender o outsourcing para outras áreas e focar, exclusivamente, no core business, ou seja, em sua atividade principal.

As empresas ouvidas citaram ainda que o outsourcing lhes traria outros benefícios, como a facilidade de administração, o acesso a novas tecnologias e soluções adaptadas às suas necessidades, custos planejados, possibilidade de crescimento sem grandes investimentos e maior sustentabilidade dos negócios.

A terceirização tornou-se, no mundo contemporâneo, uma das ferramentas mais ágeis para a atuação das grandes empresas em mercados globalizados, que exigem respostas contínuas e instantâneas.